Publicações

10 dicas para comprar na planta

Checar o histórico da construtora está entre os pontos mais importantes a serem avaliados.

Pesquise referências da empresa e analise bem as condições antes de fechar negócio

Texto: Redação WebCasas | Foto: SXC

Uma das modalidades de compra de um imóvel é quando ele ainda está na planta, ou seja, antes de sua construção. Uma das vantagens é a facilidade de pagamento das parcelas durante a construção, normalmente menores do que a entrada de um imóvel pronto que é de no mínimo 20% do valor total.

1. Escolha bem o local
Ao visitar o estande de vendas, conheça bem o bairro, se o empreendimento está bem localizado e se atende suas necessidades de transporte, comércio e segurança.

2. Faça uma pesquisa sobre a construtora
Para evitar aborrecimentos, é importante fazer uma pesquisa sobre o histórico da construtora. É possível checar na justiça, no Conselho Regional de Engenharia e no Procon se há processos e se a obra está regularizada junto à prefeitura com alvará, registros e projetos anteriores.

3. Visite o apartamento decorado
Entre as desvantagens, está o tempo de espera para o término das obras, o que pode demorar de dois a três anos, e o fato de não se conhecer realmente o apartamento ou casa que está comprando, a não ser pela maquete e o apartamento decorado que normalmente estão montados nos estandes de vendas. “No caso de maquetes, é importante observar a posição da unidade em relação ao sol e a área de lazer. Já nos apartamentos decorados, o principal é observar a disponibilidade de espaço para os móveis e a melhor forma de aproveitar os espaços”, explica Rodrigo Resende, diretor de marketing e vendas da MRV Engenharia.

4. Negocie a forma de pagamento
Diferente de um imóvel já pronto, que a entrada é de no mínimo 20% do valor total, quando se compra um apartamento na planta é possível negociar a forma de pagamento da parte da construção. A maioria das construtoras permite que isso seja feito de forma flexível, conforme a renda do comprador e o quanto ele pode pagar de entrada.

5. Tenha os documentos necessários em mãos
Leve para a assinatura do contrato carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, de casamento ou de emancipação, comprovante de endereço, carteira de trabalho e extratos de FGTS se for usar, três últimas faturas de cartão de crédito, três últimos recibos de aluguel, três últimos extratos bancários, três últimos contracheques, declaração de Imposto de Renda com recibo e, em caso de empresários, o contrato social e a última alteração contratual.

6. Tenha ciência do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) e IGP-M (Índice Geral de Preço-Mercado)
Depois de acertadas as parcelas que serão pagas durante a construção, tenha consciência de que todos os valores serão reajustados de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que é elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e afere a evolução dos custos de construções habitacionais até a entrega das chaves, posterior a essa data a correção é feita através do IGP-M (Índice Geral de Preço-Mercado).

7. Conheça a convenção de condomínio
Fique informado sobre as reuniões de condomínio e compareça para poder participar de decisões que afetarão sua vida no futuro lar. Na primeira assembleia é definida a administradora responsável pelo condomínio, o que gera impacto no custo a na manutenção do local.

8. Se proteja em caso de atraso
No contrato que você vai assinar tem a data de entrega do imóvel, com uma margem de erro de 180 dias para mais ou para menos. O não cumprimento do prazo é o maior gerador de reclamações no Procon-SP. Em 2011, foram registrados 4.357 atendimentos sobre habitação, aumento de 15% em relação a 2010, quando foram registradas 3.785 queixas sobre o tema. Nesse caso, você pode exigir o cumprimento forçado da obrigação da construtora, aceitar um produto ou serviço equivalente ou rescindir o contrato com direito a restituição do valor pago, perdas e danos corrigidos monetariamente. Segundo Resende, da MRV, 5% das obras da construtora estão com algum tipo de atraso.

9. Fique de olho no memorial descritivo
“O acabamento do imóvel é detalhado no memorial descritivo e o cliente deve ler com cuidado este documento antes de realizar a compra para não ter surpresas depois”, explicou Resende. É nesse documento que você checa o que vem e o que não vem instalado no imóvel, como as áreas que terão piso colocado, a marca das louças e metais e outros detalhes.

10. Se prepare para a reforma
Com o apartamento pronto e as chaves nas mãos, você vai encontrar um imóvel sem armários embutidos, sem piso na sala e nos quartos, além de muitas outras coisas que você vai querer ter em sua casa. Então esse é o momento de começar com as reformas, que exigirá tempo e mais dinheiro.

Fonte: http://www.webcasas.com.br/revista/materia/mercado/62/10-dicas-para-comprar-um-imovel-na-planta/


Últimas Notícias

Atraso na entrega do seu Imóvel? O que fazer?
Loja de móveis fecha as portas e deixa mais de 200 clientes na mão
Consumidor pode rescindir o contrato de compra de imóvel por dificuldade financeira e tem o direito de ser restituído


Atendemos a clientes individuais e corporativos, nas áreas do Direito Empresarial, Direito Civil como Direito Imobiliário, Direito do Consumidor e Direito das Sucessões.

Contato

Rua Cel. Luis Americano 352

cj 94 – São Paulo – SP

CEP: 03308-020

Rua Cel. Luis Americano 352

cj 94 – São Paulo – SP

CEP: 03308-020





Aponte a câmera do celular para o QRCode acima para entrar contato conosco

© Copyright 2022 – Picazio Junior Sociedade de Advocacia