Publicações

O que fazer quando o imóvel é entregue com defeito

Se, ao receber o imóvel, o proprietário notar defeitos aparentes, como portas quebradas ou paredes mal pintadas, ele tem até 90 dias, após a entrega da chave para solicitar reparo junto à construtora. Já para defeitos estruturais do imóvel, o Superior Tribunal de Justiça entende que o prazo para entrar com ação contra a construtora prescreve 10 anos após a constatação técnica do problema por um perito.

A jurisprudência estabelecida pelo STJ significa que, mesmo passado os 5 anos de garantia da obra, os mutuários podem entrar na Justiça para pedir reparo ou indenização quando o imóvel apresentar problemas estruturais.

É recomendável aos proprietários que verifiquem vícios ou defeitos que possam comprometer a construção antes mesmo de receber as chaves, constatando a utilização de materiais inadequados, deficiências no projeto ou falhas na execução na obra que possam trazer dor de cabeça futuramente. Algumas das falhas são aparentes, outras estão ocultas: rachaduras, descolamento de cerâmica, problemas na rede elétrica ou hidráulica, entre outros.

Após a entrega do imóvel, é conveniente que o síndico faça uma vistoria geral nas áreas comuns da edificação e que cada proprietário faça a vistoria no interior de sua unidade e vaga de garagem. Para facilitar o contato com a construtora, o síndico deve organizar uma lista dos problemas das áreas comuns e cada condômino da sua área privativa para encaminhar à empresa. Mesmo assim, o dono do imóvel pode fazer suas reclamações diretamente ao responsável pela obra.

Outros cuidados, como consultar se a empresa registrou o Memorial Descritivo da obra no Cartório de Registro de Imóveis, checar se existem ações na Justiça contra a construtora e acompanhar a construção da propriedade devem ser tomados. Esses cuidados ajudam a evitar problemas após a entrada no imóvel. Obras de melhoria no prédio, durante os cinco anos iniciais, podem tirar a validade da garantia da reforma, por alterar os itens assegurados.


Últimas Notícias

Atraso na entrega do seu Imóvel? O que fazer?
Loja de móveis fecha as portas e deixa mais de 200 clientes na mão
Consumidor pode rescindir o contrato de compra de imóvel por dificuldade financeira e tem o direito de ser restituído


Atendemos a clientes individuais e corporativos, nas áreas do Direito Empresarial, Direito Civil como Direito Imobiliário, Direito do Consumidor e Direito das Sucessões.

Contato

Rua Cel. Luis Americano 352

cj 94 – São Paulo – SP

CEP: 03308-020

Rua Cel. Luis Americano 352

cj 94 – São Paulo – SP

CEP: 03308-020





Aponte a câmera do celular para o QRCode acima para entrar contato conosco

© Copyright 2022 – Picazio Junior Sociedade de Advocacia